quinta-feira, 25 de março de 2010

Arte Urbana



A expressão Arte Urbana ou street art refere-se a manifestações artísticas desenvolvidas no espaço público, distinguindo-se da manifestações de caráter institucional ou empresarial, bem como do mero vandalismo.

As princípio, um movimento underground, a street art foi gradativamente se constituindo como forma do fazer artístico, abrangendo várias modalidades de grafismos - algumas vezes muito ricos em detalhes, que vão do Graffiti ao Estêncil, passando por stickers, cartazes lambe-lambe (também chamados poster-bombs), intervenções, instalações, flash mob, entre outras.

sábado, 6 de março de 2010

Um "Possível" Inicio


O Graffiti “Spray Can Art” (nome dado a toda arte mais elaborada e produzida com spray) iniciou em Nova York, onde garotos que viviam em bairros pobres, pintavam seus nomes, e personagens como os de Vaungh Bodê (cartunista muito popular da época) que retratava em seus personagens um mundo místico e fantástico, e tinha como foco principal o protesto contra a guerra. Hoje, quase 40 anos depois, o Graffiti vem se destacando como a mais ativa e emergente forma de expressão contemporânea. Milhares de jovens no mundo inteiro vêm por meio dessa fascinante manifestação artística colorindo, protestando, reivindicando e mostrando diversos universos de forma lúdica e adaptável.

quinta-feira, 4 de março de 2010

O "Graffiti"

Grafite ou grafito (do italiano graffiti, plural de graffito) é o nome dado às inscrições feitas em paredes, desde o Império Romano. Considera-se grafite uma inscrição caligrafada ou um desenho pintado ou gravado sobre um suporte que não é normalmente previsto para esta finalidade.Por muito tempo visto como um assunto irrelevante ou mera contravenção, atualmente o grafite já é considerado como forma de expressão incluída no âmbito das artes visuais, [1] mais especificamente, da street art ou arte urbana - em que o artista aproveita os espaços públicos, criando uma linguagem intencional para interferir na cidade